Yago Dora, surfista brasileiro, venceu a etapa de Saquarema da Liga Mundial de Surfe (WSL) no último sábado (1º). Nascido em Curitiba e morando em Florianópolis, Yago conquistou sua primeira vitória na elite do surfe, na qual participa desde 2018.
A competição começou em 23 de junho, mas foi interrompida por uma semana devido à falta de ondas. Os confrontos retornaram na quinta-feira (29) e tiveram que ser acelerados para terminar no sábado, que era a data limite para encerrar a etapa. Yago surfou três vezes no último dia do evento na praia de Itaúna.
No primeiro confronto do sábado, Yago venceu o brasileiro Jadson André, obtendo uma nota 8,50 e totalizando 14,00 pontos com suas duas melhores notas. Jadson não conseguiu superar a pontuação e foi eliminado. Em seguida, Yago enfrentou o havaiano John John Florence, bicampeão mundial. Apesar das dificuldades em encontrar boas ondas, o brasileiro se classificou para a final com uma pontuação de 10,60 contra 6,50 do adversário.
Na final, Yago competiu contra o australiano Ethan Ewing. Após um começo com notas baixas, Yago brilhou ao acertar uma manobra aérea, garantindo uma nota 10,0. Essa pontuação decisiva garantiu sua vitória, somando um total de 14,83 pontos contra 10,83 de Ewing.
Com essa vitória, Yago alcançou a quinta posição na temporada, com 32.120 pontos e subindo sete posições no ranking. O top-5 do circuito define os atletas que disputarão o título mundial em setembro, no WSL Finals, em Trestles, nos Estados Unidos. Outros dois brasileiros também estão no top-5: o líder Filipe Toledo, atual campeão, e João Chianca, conhecido como Chumbinho, que ocupa a quarta posição.
Faltam duas etapas para o fim da temporada regular antes do WSL Finals. A próxima etapa acontecerá de 13 a 22 de julho em Jeffrey’s Bay, na África do Sul, seguida por Teahupo’o, no Taiti, de 11 a 20 de agosto.