Ter a chance de entrar para a Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica e Futebol PC é o sonho dos 152 atletas inscritos no Paracopa Sesc PR, que iniciou ontem (18) à tarde no Sesc Portão. Mais de 400 pessoas participaram da abertura do evento, que contou com a presença dos atletas e suas equipes técnicas, familiares, membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Felicidade, Fazenda Rio Grande, Curitiba, Seminário, Batel, Tijucas do Sul, alunos de projetos sociais do Sesc PR, dirigentes e colaboradores do Sistema Fecomércio Sesc Senac.
“Para nós é um prazer enorme fazer uma parceria com o Sesc, ainda mais indo ao encontro da política que a gente definiu que é de valorizar o jovem, possibilitando um caminho até o alto nível, fazer a inclusão”, disse Erinaldo Chagas, vice-presidente da Associação Nacional do Desporto para Deficientes (ANDE) – órgão regulador das modalidades e parceiro do Sesc PR na realização do evento.
O diretor-regional do Sesc PR, Emerson Sextos, destacou o compromisso do Sesc PR com todos os públicos. “Uma das missões do Sesc é o esporte, e o esporte para todos. Desde a pessoa de baixa renda, profissionais, amadores e, nos últimos anos trabalhando com esportes paralímpicos. Estamos fazendo a segunda Paracopa, trazendo atletas de todo o Brasil para esta edição que tem as modalidades de Bocha Paralímpica e Futebol PC. Com isso o Sesc cumpre a sua missão que é interagir com todos os públicos, todos os atletas, seja amadores ou profissionais, e de todas as classes”, declarou.
Paralímpicos
Jeferson Cardoso, atleta da Seleção Brasileira de Futebol PC, vê no campeonato a oportunidade única para os jovens iniciantes. “Se entrar novinho no esporte ele pode ter uma carreira brilhante”, adianta o atleta, que participa do time brasileiro desde 2018. Jeferson acumula cinco competições internacionais pela Seleção Brasileira: duas Copas do Mundo, duas Copas América e uma Paralímpiada. A primeira Copa do Mundo, na Espanha, tem sabor especial, porque o time brasileiro conquistou o terceiro lugar.
Além de sonhar em entrar para a Seleção, Anderson Amaral, pai do Gustavo Amaral, atleta de bocha paralímpica, destacou as vantagens que o esporte trouxe para a vida do filho e para a família. “Faz um ano que ele está praticando a bocha paralímpica; depois que começou percebemos que ele passou a se desenvolver mais na fala, na locomoção e até em ambientes com outras pessoas. Ele está tendo uma grande evolução, não somente no esporte como na vida social e é muito gratificante isso”, disse o pai. Esta é a terceira competição de Gustavo e é grande a empolgação da família de ver o garoto caminhar na vida esportiva.
A expectativa com o Paracopa tem motivo: o campeonato é uma das etapas do processo seletivo para a Seleção Brasileira Paralímpica, que representará o Brasil em competições internacionais em 2023, como o Parapan de Jovens em Bogotá na Colômbia, World Challenger no Chile e o Campeonato Mundial de Jovens em Portugal.
Presenças
Estiveram presentes no evento o presidente da Federação de Futebol 7, Daniel Cordeiro; Felipe Bot, representando o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak; o conselheiro do Sesc PR, Zildo Costa; diretores e gerentes do Sesc PR e Senac PR, Marcus Vinícius de Mello, Lidiane Galvan, Tadeu Litwin, Ester Lopes, Luiza Montingelli, Marilda Kochan, Marcia Dallagnol, Rosane Guarise, João Bakaus, Letícia Kavinski e Augusto Zórtea, e o coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, César Gonçalves.
Serviço
Paracopa Sesc PR
Quando: De 18 a 22 de abril.
Local: Sesc Portão (R. João Bettega, 770 – Portão, Curitiba).
Hora: Jogos das 8h às 17h de 19 a 22 de abril.
Gratuito e aberto ao público