Com o tempo de 1m23s000, o paranaense Pedro Muffato, com um Scania, foi na tarde deste sábado o mais rápido dos 22 pilotos que participaram do treino classificatório da 4ª etapa da Fórmula Truck, que será disputada neste domingo no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, na região Oeste do Paraná. A corrida 1 terá largada às 14 horas e a 2 às 14h50, ambas com transmissão ao vivo no oficial da categoria no YouTube. Na categoria Bomba Injetora, o pole position será o gaúcho, também com um Scania. Ele fez o tempo de 1m26s376.
Correndo em casa, Muffato levou seu Scania a pole position na Geral e na categoria Eletrônico. Em segundo se classificou João Santos, Alex Vieira, João Helder Mottin, Leonardo Barramacher e Álvaro Bendo, os seis mais bem colocados da categoria Eletrônico.
Na Bomba Injetora, Rafael Fleck estará à frente de Túlio Bendo, Luís Paulo Rampon, Gilmar Mottin, Márcio Rampon e Lazaro Donizete, que pela ordem, fecham as seis primeiras posições.
Dos oito que estavam no Top Qualifing, Rogério Agostini foi desclassificado por receber ajuda da equipe durante o treino classificatório. Ele largará em último. Luís Paulo Rampon ficou sem combustível e não pode ir à pista par a volta rápida.
Corrida segura
Mais rápido nos treinos, Muffato frisa que o caminhão está muito bom e apesar das ondulações, ele se acomodou muito bem à pista. “No ultimo treino livre, cheguei a fazer 1m21s. Mas estou contente com o tempo do Top Qualifing. Para a corrida, vou fazer de tudo para se manter à frente, mas o importante será manter a concentração para não deixar o caminhão escapar nas ondulações. Também terei muito cuidado com óleo na pista. Espero uma corrida com segurança”, adianta Muffato, de 82 anos, que está estreando na categoria em sua nova fase.
Rafael Fleck diz estar vivendo um fim de semana muito bom. Seu Scania está muito bem e confiável, o que garantiu a pole position e a primeira fila do grid e largada, ao ser o segundo na classificação geral. “Conquistamos a pole da categoria Bomba Injetora e a segunda colocação na Geral, Repetirmos o resultado de Rivera. Agora espero terminar a corrida. Até aqui quebramos. Na abertura da temporada, em Cascavel, tivemos superaquecimento; em Guaporé, mangueira do Turbo e em Rivera, quebrou o suporte do alternador. Fizemos uma revisão completa, procurado eliminar as possíveis quebras”, frisa Rafael Fleck.
A Fórmula Truck tem promoção e organização de Gilberto Hidalgo, supervisão das federações do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo; patrocínio da JK Tyre e Silvercap, e apoio da Volparts, Meritor, Eckisiel e Platodiesel.
Grid de largada da Fórmula Truck em Cascavel
Top qualifing
1º) Pedro Muffato (Cascavel-PR), Scania, Eletrônico, 1m23s000
2º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania, Bomba Injetora, 1m26s376
3º) João Batista M. dos Santos (Colombo-PR), Scania, Eletrônico, 1m26s614
4º) João Helder Mottin (Curitiba-PR), Protótipo, Eletrônico, 1m26s715
5º) Alex Vieira (Santos-SP), Protótipo, Eletrônico, 1m27s789
6º) Túlio (Ermo-SC), Scania, Bomba Injetora, 1m29s120
7º) Luís Paulo Rampon (Curitiba-PR), Scania, Bomba Injetora, sem tempo
Treino classificatório
8º) Gilmar Mottin (Adrianópolis-PR), Volvo, Bomba Injetora, 1m28s123
9º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, Bomba Injetora, 1m28s369
10º) Lazaro Donizete (São João da Boa Vista-SP), Volkswagen, Bomba Injetora, 1m28s596
11º) Léo Barramacher (Balneário Camboriú-SC), Volvo, Eletrônico, 1m29s967
12º) Daniel Lovatto (Almirante Tamandaré-PR), Scania, Bomba Injetora, 1m30s195
13º) Cléber Fonseca (Cascavel-PR), Ford, Bomba Injetora, 1m32s709
14º) José Newton Ficagna (São Miguel do Iguaçu-PR), Scania, Bomba Injetora, 1m34s150
15º) Felipe Fráguas (Santos-SP), Volvo, Bomba Injetora, 1m34s688
16) Álvaro Bendo (Ermo-SC), Scania, Eletrônico, 1m34s915
17) Jorge “Feio” Maurício (Pelotas-RS), Scania, Eletrônico, 1m34s927
18) Dario Amaral (Pindamonhangaba-SP), Scania, Eletrônico, 1m336s172
19) Sidnei Alves (São Paulo-SP), Volvo, Bomba Injetora, sem tempo
20) Márcio Rosa (Canoas-RS), Volvo, Eletrônico, sem tempo
21) Geraldo Alves (São Paulo-SP), Volkswagen, Bomba Injetora, sem tempo
22) Rogério Agostini (São Miguel do Oeste-SC), Mercedes-Benz-RS), Eletrônico, desclassificado