O Brasil garantiu três tenistas na fase de oitavas de final da etapa de Curitiba da Copa Feminina de Tênis. Após a passagem de Maria Luísa Oliveira na última terça (03), Gabriela Felix e Isabela Mercante se juntaram ao pelotão verde e amarelo. O torneio é disputado nas quadras do Graciosa Country Club e distribui premiação de US$ 15.000.
Fazendo apenas sua segunda partida em chave principal de ITF, a carioca Gabriela Felix aproveitou muito bem o convite da organização e despachou a francesa Emma Franzoni por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em 1h39 de partida. Mesmo com 15 anos, a brasileira soube lidar com a pressão nos momentos decisivos do duelo.
“Foi uma vitória muito importante. Estou muito contente, porque joguei muito bem. Fiquei nervosa em alguns momentos do jogo, mas consegui me controlar bem”, avaliou Gabriela, que treina na academia Tennis Route, no Rio de Janeiro. Na maior parte do jogo, a brasileira levava melhor na potência dos golpes do fundo da quadra e nem mesmo a estratégia de variação da francesa cessou seu ímpeto.
“Meu técnico viu ela jogar ontem. Sabia que ela cortava o ritmo de jogo, então procurei devolver da linha de base de maneira a cortar o tempo dela. Meu treinador pediu para não ir já para os winners. A estratégia era alongar o tempo e forçar o erro dela. Daí quando a bola sobrasse mais curta, era para atacar”, contou Gabriela.
Outra brasileira que garantiu, nesta quarta-feira (04), lugar nas oitavas de final foi Isabela Mercante. A tenista de 19 anos derrotou a curitibana Isabelle Karam, que entrou de lucky-loser na chave após a desistência de Thaisa Pedretti, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1.
Brasileiras jogam na rodada diurna
A rodada desta quinta (05) terá as oito partidas de simples disputadas nas quadras do Graciosa a partir das 10h30 (horário de Brasília). Algoz da local Maria Mauad na estreia, a brasiliense Maria Luísa Oliveira enfrenta a boliviana Noelia Zeballos Melgar, cabeça de chave 3, na primeira partida da quadra 1.
Na sequência, Gabriela Felix tenta vaga nas quartas de final diante da chilena Fernanda Astete, quinta favorita e que derrotou a qualifier brasileira Cecilia Costa em maratona de 2h42 nesta quarta.
Por fim, não antes das 14h (horário de Brasília), a carioca Isabela Mercante tem pela frente a norte-americana Sabastiani Leon na quadra 4.
Confira todos os resultados da chave de simples desta quarta-feira:
Fernanda Astete (CHI) [5] d. Cecilia Costa (BRA), 7/6(1), 3/6 e 6/4
Gabriela Felix (BRA) d. Emma Mazzoni (FRA), 6/3 e 6/2
Chiara Girelli (ITA) d. Mia Popovic (USA), 6/2 e 6/1
Sabastiani Leon (ARG) d. Paola Dalmonico (BRA), 6/1 e 6/0
Romina Ccuno (PER) [6] d. Magdalena Stoilkovska (MKD), 6/3 e 7/6(5)
Martina Capurro (ARG) [2] d. Sol Faga (ARG), 6/1 e 6/1
Bianca Behulova (SVK) d. Brittany Collens (USA), 6/0 e 6/0
Nadine Keller (SUI) [4] d. Ana Candiotto (BRA), 6/3 e 6/2
Marie Mettraux (SUI) d. Marian Gomez Cano (MEX), 7/5 e 6/1
Marina Bulbarella (ARG) d. Akilah James (USA), 7/5 e 6/2
Susan Doldan (PAR) d. Heydi Doldan (PAR) [8], 6/1 e 6/1
Isabela Mercante (BRA) d. Isabelle Karam (BRA), 6/2 e 6/1
Serviços
II Copa Feminina de Tênis – etapa de Curitiba
Data: 02 a 08 de maio
Sede: Graciosa Country Club – Av. Munhoz da Rocha, 1.146. Bairro: Cabral – Curitiba/PR
Premiação: US$ 15.000,00
Entrada gratuita ao público
A etapa de Curitiba do Ano II Copa Feminina de Tênis é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e conta com o copatrocínio de Farmacêutica EMS, Azul – Transportadora Oficial, All – Accor Live Limitless, Hyundai Financiamentos, Alupar, Taesa, Aberje e Michelob Ultra. A etapa conta também com o apoio do Graciosa Country Club e Federação Paranaense de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour. A realização é do Instituto Sports.