O Paraná Clube é mais uma vez rebaixado para a segunda divisão do futebol paranaense (o outro rebaixamento no estadual aconteceu em 2011). Depois de amargar rebaixamentos seguidos e cair da Série A para a D do Brasileirão em sequencia, o tricolor mais uma vez envergonhou sua torcida ao perder para o União, em plena Vila Capanema, por 3 a 1. Gabriel Correia anotou o gol paranista, enquanto Patrick Data, Sato e Wellisson balançaram as redes a favor da equipe de Prudentópolis.
Em campo mais uma vez o futebol apresentado foi digno de rebaixamento e naturalmente a derrota aconteceu. Mesmo com o apoio do torcedor, que compareceu em pouco mais de 2 mil torcedores, o time não reagiu.
Tentando juntar os cacos e enfrentando problemas crônicos financeiros, o Paraná Clube vai ano a ano entrando num buraco que parece não ter fim e começou 2022 querendo o título estadual, que não conquista desde 2006, mas sem qualquer planejamento o resultado em campo foi mais uma vez pífio.
Para piorar a situação, parte dos “torcedores” presentes na Vila Capanema invadiram o gramado aos 40 minutos do segundo tempo para agredir os atletas e o jogo foi encerrado com violência. A Polícia Militar entrou em ação para garantir a segurança.
Em 10 rodadas disputadas no estadual foram oito derrotas, um empate e apenas uma vitória. Com somente 13% de aproveitamento a equipe sofreu 17 gols e marcou seis.
Na última rodada da fase de classificação do estadual o Paraná se despede da elite contra o Rio Branco, em Paranaguá. Se não vencer, a equipe encerra a participação na lanterna.
Público total: 2.109