A exportação de jogadores e treinadores brasileiros para o Mundo Árabe é algo que já estamos acostumados a ver há décadas. Mas a participação brasileira no futebol da Arábia Saudita chegou a outros setores dos bastidores dos clubes de futebol como o departamento médico, por exemplo.
Com passagens por clubes de futebol em Santa Catarina o fisioterapeuta esportivo paranaense, Ciro Miranda desenvolveu o método One – Organização Neuro Estrutural – com foco na avaliação, prevenção e tratamento de atletas de futebol que foi implementado no Al Jabalain, clube da cidade de Hail, na Arábia Saudita, na temporada de 2020-2021.
“A fisioterapia na Arábia é bem diferente do que vemos no Brasil. Com o método conseguimos reduzir o número de lesões e o tempo de recuperação dos atletas, acabando a temporada sem nenhum atleta machucado no Departamento Médico”, explica Ciro.
Uma entorse de tornozelo grau 3, por exemplo, que leva de 90 a 120 dias de tratamento, Ciro Miranda conseguiu recuperar em 65 dias aliando o método ONE a outras técnicas como bandagem funcional, agulhamento seco e cinesioterapia. “Apenas 20% do período de tratamento é feito na maca, o restante é em campo, com trabalho de propriocepção e treino sensório motor”.
Ciro Miranda levou o próprio laboratório de biomecânica itinerante para fazer avaliações funcionais com plataformas de salto, fotocélula e dinamômetro de carga para avaliar a força muscular.
“Com o método e o laboratório itinerante é possível implementar o trabalho de fisioterapia esportiva em qualquer clube de futebol e em qualquer lugar do mundo”, explica ele que foi para a Arábia trabalhar junto a uma comissão técnica portuguesa indicado pelo ex-fisioterapeuta do Real Madrid, Vitor Pimenta.
Antes de conquistar os árabes, Ciro Miranda trabalhou em três clubes em Santa Catarina, Esporte Clube Litoral, na Penha, Clube Náutico Almirante Barroso, em e Itajaí e Clube Atlético Itajaí.
Com o objetivo de difundir o método O.N.E., Ciro Miranda preparou um curso online voltado para estudantes de fisioterapia e profissionais que tenham interesse em atuar no meio esportivo. São 55 aulas desde Avaliação Anatômica, Competências comportamentais do fisioterapeuta, até as manobras que certificam os profissionais a atuar no mercado com o método.
Ciro é graduado em fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná, Pós Graduado em Fisioterapia Ortopédica, traumatológica, desportiva e mestrando em Engenharia Biomédica, pela UTFPr. Foi professor universitário da Unifil em Londrina da Furb em Blumenau.