Chegou ao fim o jejum de vitórias da Mercedes-Benz no circuito de Interlagos pela Copa Truck. Com uma pilotagem impecável, Wellington Cirino levou a marca das três pontas a seu primeiro triunfo no autódromo paulistano na primeira prova da segunda rodada dupla da temporada, disputada neste domingo.
Porém, não foi o suficiente para parar Paulo Salustiano, que faturou a segunda bateria e se tornou o maior vencedor da história do Templo, com quatro conquistas, e ampliou o número de conquistas da Volkswagen em São Paulo para seis em uma etapa extremamente movimentada.
Cirino venceu após segurar com muita autoridade a pressão de Paulo Salustiano, Roberval Andrade, Felipe Giaffone e Beto Monteiro, que formaram um “trem” e batalharam ferrenhamente. Numa dessas, logo no começo, Giaffone quase estampou Salustiano, mas a alta qualidade dos pilotos garantiu um belo espetáculo.
Aliás, a prova 1 foi encerrada após um grande susto: Giuliano Losacco teve o motor estourado, lavou a reta de óleo e Djalma Pivetta, com o pé cravado no acelerador, perdeu o controle a mais de 200 km/h com seu Iveco Hi-Way, acertando o muro duas vezes de forma leve e ficando atravessado no meio da pista. Por sorte, todos desviaram.
“Foi um final de semana que começou há sete dias nos treinos coletivos aqui em Interlagos. A gente acertou o caminhão muito bem. Agradeço a Deus e aos nossos patrocinadores, que nos permitiram desenvolver o equipamento da melhor forma, cada vez mais e etapa a etapa”, comenta Cirino.
A corrida complementar conseguiu ser tão emocionante quanto a anterior. A começar pela punição ao então líder (da prova e do campeonato) André Marques por conta de uma queima acintosa de largada. Com isso, a briga pela vitória ficou entre Roberval, Giaffone, Beto, PP Fernandes e Salustiano, que passou um por um para vencer com cinco segundos de vantagem.
“Tivemos problemas na primeira etapa, em Goiânia, e saí na primeira volta. Aqui eu larguei em segundo, tentei ir para cima do Cirino, mas eu não conseguia me aproximar dele. Já na segunda corrida, com a inversão do grid, eu me livrei do pessoal, consegui chegar na turma da frente; disputamos, lutamos e graças a Deus no final deu tudo certo”, conclui Salustiano.
Na Super Truck, PP triunfou nas duas provas com a Mercedes. Na primeira, ele superou o protótipo de Fabio Fogaça e o Iveco de Felipe Tozzo. E, na segunda, ele foi acompanhado do Mercedes de Evandro Camargo e do Volkswagen MAN de Danilo Alamini no pódio.
Com uma vitória, Cirino passa a liderar o campeonato com 68 pontos, contra 62 de Marques, 52 de Giaffone, 46 de Valmir Benavides, 44 de Jaidson Zini e 42 de Luis Lopes, com Salustiano, que zerou na primeira etapa, ocupando a sétima posição com 38.
Já na Super Truck, Tozzo é o novo líder com 61 pontos contra 57 de Evandro Camargo, 52 de Giuliano Losacco, 49 de Glauco Barros, 41 de Djalma Pivetta e 40 de PP Fernandes. O próximo encontro da Copa Truck será uma etapa dupla com quatro corridas nos dias 17 e 18 de julho em Cascavel (PR).
Corrida 1
1° Wellington Cirino (Mercedes-Benz) em 27:45.441
2° Paulo Salustiano (Volkswagen) a 1.833
3° Beto Monteiro (Mercedes-Benz) 2.673
4° Felipe Giafffone (Iveco) a 3.993
5° Roberval Andrade (Mercedes-Benz) a 4.657
6° André Marques (Mercedes-Benz) a 4.958
7° Pedro Paulo Fernandes (Mercedes-Benz) a 6.179*
8° Jaidson Zini (Mercedes-Benz) a 8.865*
9° Fabio Fogaça (Protótipo) a 9.899*
10° Felipe Tozzo (Iveco) a 11.910*
11° Luiz Lopes (Mercedes-Benz) a 13.357
12° Adalberto Jardim (Protótipo) a 16.555
13° Djalma Pivetta (Iveco) a 18.697*
14° Ricardo Alvarez (Scania) a 22.509*
15° Debora Rodrigues (Mercedes-Benz) a 26.883
16° Glauco Barros (Mercedes-Benz) a 40.026*
17° Valmir Benavides (Iveco) a 1 Volta
18° Danilo Alamini (MAN) a 1 Volta*
19° Giuliano Losacco (Mercedes-Benz) a 2 Voltas*
20° Evandro Camargo (Mercedes-Benz) a 2 Voltas*
Não completaram
Daniel Kelemen (Mercedes-Benz), a 8 voltas*
Maicon Roncen (Volvo), a 10 voltas8
Rodrigo Pimenta (Protótipo), a 10 voltas*
Não largou
Danilo Dirani (Mercedes-Benz)
Corrida 2
1° Paulo Salustiano (Volkswagen) em 22:07.205
2° Roberval Andrade (Volkswagen) a 5.123
3° Felipe Giaffone (Iveco) a 6.436
4° Welligton Cirino (Mercedes-Benz) a 6.894
5° Pedro Paulo Fernandes (Mercedes-Benz) a 7.578*
6° Beto Monteiro (Volkswagen) a 9.241
7° André Marques (Mercedes-Benz) a 12.773
8° Adalberto Jardim (Protótipo) a 32.866
9° Evandro Camargo (Mercedes-Benz) a 33.716*
10° Valmir Benavides (Iveco) a 36.090
11° Dedora Rodrigues (Volkswagen) a 36.715
12° Jaidson Zini (Mercedes-Benz) a 41.958
13° Luiz Lopes (Mercedes-Benz) a 45.244
14° Danilo Alamini (MAN) a 45.366*
15° Glauco Barros (Mercedes-Benz) a 49.191*
16° Daniel Kelemen (Mercedes-Benz) a 1:10.892*
17° Ricardo Alvarez (Scania) a 1 Volta*
18° Felipe Tozzo (Iveco) a 2 Voltas*
Não completaram
Fabio Fogaça (Protótipo), a 6 voltas*
Djalma Pivetta (Iveco), a 6 voltas*
Não largaram
Giuliano Losacco (Mercedes-Benz)*
Maicon Roncen (Volvo)*
Rodrigo Pimenta (Protótipo)*
Danilo Dirani (Mercedes-Benz)
Classificação do campeonato após duas etapas
Pro
1. Wellington Cirino, 68
2. André Marques, 62
3. Felipe Giaffone, 52
4. Valmir Benavides, 46
5. Jaidson Zini, 44
6. Luiz Lopes, 42
7. Paulo Salustiano, 38
8. Adalberto Jardim, 36
9. Roberval Andrade, 31
10. Beto Monteiro, 29
11. Débora Rodrigues, 17
12. Danilo Dirani, 0
Super
1. Felipe Tozzo, 61
2. Evandro Camargo, 57
3. Giuliano Losacco, 52
4. Glauco Barros, 49
5. Djalma Pivetta, 41
6. Pedro Paulo Fernandes, 40
7. José Augusto Dias, 32
8. Danilo Alamini, 27
9. Daniel Kelemen, 26
10. Ricardo Alvarez, 25
11. Fabio Fogaça, 20
12. Maicon Roncem, 0
13. Rodrigo Pimenta, 0
14. Carlos Machado, 0
A Copa Truck tem o patrocínio de Mercedes-Benz, Iveco, Volkswagen, Goodyear e Maxon Oil, com apoio de Fras-le, Frum, Auto Avionics, Chiptronic e Brazul.