Dona da segunda melhor campanha do geral, o Athletico Paranaense confirmou na noite desta quinta-feira (27) sua passagem para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Precisando de apenas um empate para garantir a classificação, o rubro-negro goleou o Aucas-EQU, por 4 a 0. Cristian, Abner, Vitinho e Carlos Eduardo anotaram os gols do triunfo brasileiro contra os equatorianos.
No Grupo D, o Furacão teve aproveitamento de 83.3%, com cinco vitórias e uma derrota.
O confronto desta quinta-feira, além da importância pela competição sul-americana, também marcou a despedida do jogador argentino Lucho. O ídolo do torcedor e capitão do Athletico nas maiores conquistas do clube, entrou em campo como titular e atuou por 3 minutos, sendo substituído e passando a faixa de capitão para o goleiro Santos.
Em campo o Furacão foi superior do começo ao fim e naturalmente construiu o resultado. Cristian e Abner marcaram no primeiro tempo e Vitinho e Carlos Eduardo ampliaram já no período complementar.
Nas oitavas de final o Furacão vai enfrentar uma das equipes que foram eliminadas da fase de grupos da Taça Libertadores da América e terminaram em terceiro em seus grupos. Independiente del Valle, Deportivo Táchira, Santos, Junior Barranquilla, Sporting Cristal, Nacional-URU, LDU ou América de Cali. Um deles será o próximo adversário rubro-negro. O sorteio que define acontece na terça-feira, dia 1º de junho.
Na fase de grupos o Furacão terminou com a segunda melhor campanha com 15 pontos. O melhor da classificação geral ficou com o Grêmio, que somou 16 pontos.