Não foi fácil, mas o Athletico Paranaense conquistou a terceira vitória consecutiva na Taça Libertadores da América. Depois de golear o Jorge Wilstermann-BOL e o Boca Juniors-ARG, o rubro negro encontrou dificuldades para furar a retranca dos colombianos do Tolima, mas com paciência conseguiu e somou mais três importantes pontos com a vitória por 1 a 0. O prata da casa Bruno Guimarães foi o autor do único gol da partida.
Enfrentando uma equipe que veio ao Brasil claramente para somente se defender para não perder o jogo, o Furacão mandou. Foi o dono da posse de bola, jogou para vencer e finalizou 14 vezes, contra quatro arremates dos visitantes.
Com 68% da posse os atletas comandados por Tiago Nunes mostraram muita paciência como em um jogo de xadrez, mas o gol acabou acontecendo somente no segundo tempo, quando o meio campo Bruno Guimarães arriscou de longa distância e acertou o canto do goleiro Álvaro Montero. A bola desviou na defesa e morreu no fundo das redes, aos 33 minutos.
A superioridade athleticana era grande e o goleiro Santos não precisou fazer nenhuma defesa difícil durante os 90 minutos. Das quatro finalizações dos colombianos, apenas uma foi em direção a meta do arqueiro do Athletico.
Outro número que mostra claramente a superioridade dos brasileiros foi o de escanteios. Foram dez a favor do Furacão e nenhum escanteio cobrado pelos visitantes durante os 90 minutos, mais acréscimos.
Para confirmar a classificação o Athletico Paranaense precisa de apenas um ponto em dois jogos. Dia 24 enfrenta o Jorge Wilstermann-BOL, na Bolívia e na sequencia, dia 9 de maio, o Boca Juniors-ARG, na Argentina.