A etapa de abertura do Império Endurance Brasil 2019, durante as Quatro Horas de Curitiba, realizada no sábado, (30/3), no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), situado em Pinhais (PR), poderia ter resultado melhor para o trio Fábio Ebrahim, Pedro Aguiar e Wagner Ebrahim, do Team Ginetta Brasil. Os pilotos classificaram o seu protótipo Ginetta G57 em terceiro lugar do grid, vinha bem na segunda posição na Geral, mas o acidente com um carro da GT4 ocasionou a quebra de um dos braços da suspensão traseira esquerda, logo após Pedro Aguiar ter assumido o comando do carro. Com isso, o G57 foi para s boxes para o reparo, onde perdeu 9 voltas, somando as duas paradas seguintes para o ajuste da suspensão, tirando o sonho da equipe de chegar ao pódio da etapa entre os três primeiros na Geral. Mesmo assim, concluiu a prova em oitavo na Geral e em quarto na categoria P1.
Na largada da 1.ª etapa da Endurance Brasil, o Team Ginetta Brasil que teve o patrocínio da Construtora Álvaro Aguiar, apoio da Motul, Valorem e GT Shine, e pneus oficias da Yokohama, o piloto Fábio Ebrahim optou pela cautela, para não se envolver em acidentes, pois seria uma prova de longa duração. Como o carro a sua frente não largou bem, Fábio caiu para a quinta posição, por ter ficado “travado” para os dois lados. O piloto manteve a calma e passou a fazer o seu ritmo de corrida, chegando à segunda posição com oito voltas de prova. No início a prova teve a intervenção do safety car por três vezes, para a retirada de carros acidentados. Fábio se manteve em segundo até uma hora de prova, quando passou o G57 para Pedro Aguiar.
Pedrinho Aguiar retornou à pista com o Ginetta G57 em oitavo lugar na Geral e passou a imprimir ritmo forte de corrida, ultrapassando retardatários e reconquistando posições. Mas infelizmente, durante a ultrapassagem em um carro da GT4, o G57 foi tocado na roda traseira esquerda, ocasionando a quebra da roda e de um dos braços da suspensão. Pedrinho foi para os boxes e oTeam Ginetta Brasil trabalhou rápido para efetuar a troca, pois os ponteiros estavam virando na casa dos 1:17. O piloto ainda teve que fazer mais duas paradas para reequilibrar a suspensão e voltar a andar rápido. Com o carro alinhado novamente, Pedrinho imprimiu bom ritmo de corrida, ganhando várias posições até passar o G57 para Wagner Ebrahim.
O experiente piloto Wagner Ebrahim foi para a pista em busca de recuperação e teve excelente performance com o Ginetta G57. Retornou à pista na 20.ª posição na Geral e com bom ritmo de prova foi ganhando posições a cada volta completada. Wagner soube encontrar o ponto certo de “pilotagem” para o G57, que não estava 100% com o acidente sofrido. E para a alegria do Team Ginetta Brasil, o piloto ganhou 12 posições e concluiu a prova na oitava posição na Geral e em quarto lugar da categoria P1. “Apesar do contratempo, nossa equipe trabalhou muito rápido e conseguimos reverter um péssimo resultado. Pelas circunstâncias, o quarto lugar foi ótimo. Agora vamos nos preparar para a segunda etapa em Goiânia, pois a temporada vai ser muito disputada”, declarou Wagner Ebrahim.
– Resultado final –
Após quatro horas de prova e 153 voltas completadas, os 10 primeiros da etapa de abertura da Imperial Endurance Brasil 2019 foram: 1.º) Vicente Orige/Carlos Kray/Tarso Marques (P1 – AJR), 153 voltas em 4h00min16s163; 2.º) Xandy Negrão/Xandinho Negrão (GT3 – Mercedes AMG), a 0s379; 3.º) Pedro Queirolo/David Muffato (P1 – AJR), a 27s492; 4.º) Marcel Visconde/Ricardo Maurício (GT3 – Porsche 911), a 58s374; 5.º) Nilson Ribeiro/José Ribeiro (P1 – AJR), a 3 voltas; 6.º) Chico Longo/Daniel Serra (GT3 – Ferrari 488), a 7 voltas; 7.º) Alexandre Auler/Leandro Romera (GT3 – Mercedes AMG), a 8 voltas; 8.º) Wagner Ebrahim/Pedro Aguiar/Fábio Ebrahim (P1 – Ginetta G57), a 9 voltas; 9.º) Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (GT3L – Aston Martin), a 10 voltas; e 10.º) Esio Vichiesi/Renan Guerra/Kreis Jr (GT4 – Ginetta), a 11 voltas. A segunda etapa da Império Endurance Brasil está marcada para o dia 25 de maio, com as Quatro Horas de Goiânia (GO).