Antes de três etapas fora de Interlagos, a Fórmula Delta realizou nesse final de semana (01 e 02/08) a 4ª etapa da temporada 2026 na capital paulista, com duas provas marcadas por muita emoção.
O jovem piloto radicado na cidade paranaense de Maringá, Dante Monteiro (Pirow Filtros e Equipamentos Industriais, HCR Construtora e Kampai Imóveis), estreante nessa temporada que vem se colocando como um dos principais destaques não teve o final de semana dos sonhos, mesmo assim conseguiu somar importantes pontos visando a classificação do campeonato.
Com problemas de equilíbrio no carro desde os treinos livres, Dante cruzou a linha de chegada da corrida 1 realizada no sábado (01) na 4ª colocação; no domingo (02) largando em 6º lugar na primeira curva do autódromo um carro rodou à sua frente e o maringaense não conseguiu desviar a tempo, sendo obrigado a entrar nos boxes para reparo do carro e do bico.
Mesmo assim o piloto retornou à pista sendo o segundo carro mais rápido da prova e recebeu a bandeira quadriculada na 10ª colocação, somando mais um ponto que pode ser decisivo para a conclusão do campeonato no final da temporada.
Após a conclusão da etapa, Dante aparece agora na segunda colocação na classificação geral apenas 9 pontos atrás do líder; na divisão rookie destinada aos pilotos que estão em seu primeiro ano de competição na categoria ele manteve a liderança com 31 pontos a mais em relação ao segundo colocado; restam ainda 4 etapas para a conclusão do campeonato que está totalmente em aberto.
“Tivemos alguns problemas nessa etapa, trabalhamos bastante para solucionar e conseguimos evoluir muito já na corrida 1. Infelizmente na corrida 2 um toque de corrida acabou com as nossas chances já na primeira curva, mas pelo menos consegui somar mais um pontinho”, comentou Dante. “Importante somar o máximo de pontos possível, pois tenho certeza que a decisão será nos detalhes. Agora vamos focar nas próximas corridas que acontecerão fora de São Paulo, mas estou muito animado por correr no meu estado já que teremos duas etapas em Cascavel no Paraná e muitos amigos, patrocinadores e familiares estarão presentes”, finalizou.
A próxima etapa da Fórmula Delta está marcada para os dias 19 e 20 de setembro no Autódromo Zilmar Beux em Cascavel/PR.
O piloto Dante Monteiro tem apoio de Pirow Filtros e Equipamentos Industriais, HCR Construtora e Kampai Imóveis.
FÓRMULA DELTA – TEMPORADA 2026
19/04 – Etapa 1 – Autódromo de Interlagos/SP
17/05 – Etapa 2 – Autódromo de Interlagos/SP
07/06 – Etapa 3 – Autódromo de Interlagos/SP
02/08 – Etapa 4 – Autódromo de Interlagos/SP
20/09 – Etapa 5 – Autódromo de Cascavel/PR
18/10 – Etapa 6 – Autódromo de Cascavel/PR
21/11 – Etapa 7 – Autódromo de Chapecó/SC
20/12 – Etapa 8 – Autódromo de Interlagos/SP
SOBRE O PILOTO DANTE MONTEIRO
Iniciando sua carreira em 2022 no kart em Portugal onde residia, Dante traçou uma carreira sólida se mostrando rápido e combativo, mesmo contra pilotos com experiência muito maior; ao retornar para o Brasil, ingressou na Fórmula 1600 em 2025, tornando-se o mais jovem piloto a vencer na categoria com 14 anos, 5 meses e 10 dias.
A Fórmula Delta é uma das principais categorias-escola do automobilismo brasileiro, pensada em preencher uma lacuna entre o kart e as categorias profissionais de fórmula, oferecendo um caminho acessível e de aprendizagem técnica aos pilotos. A categoria é gerida pela Minelli Racing Car, também responsável pela manutenção de todos os carros.
Ficha técnica do Fórmula Delta:
Chassi: tubular em aço molibdênio
Motor: Mitsubishi 2.0
Potência: aproximadamente 185cv
Câmbio: sequencial de 5 marchas
Pneus: Slick Pirelli
Peso: 530kg

