Embora todos os esforços da Associação de Pilotos de Kart da Região Metropolitana de Curitiba (APK-RMC) para que o Campeonato Brasileiro de Kart de 2019 fosse realizado na região da capital paranaense, não foi possível um acordo entre a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a administração do Kartódromo Raceland, em Pinhais-PR.
Com o objetivo de fortalecer o kartismo paranaense e retomar a prática do esporte na capital e região, a APK criou a Copa Super Paraná de Kart no início de 2018, reabrindo os portões do kartódromo Raceland Internacional, que estava fechado para competições federadas desde o final de 2016. Com o sucesso na organização do evento e em número de pilotos, a APK lançou a candidatura da cidade de Pinhais como sede da edição de número 54 do maior e mais importante campeonato nacional de kart: o Brasileiro.
Em julho de 2018, durante a 53ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart (BRK), realizada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia-SP, o presidente da CBA, Waldner Bernardo, anunciou o Raceland como sede da 54ª edição. “Sentimos ali que o nosso objetivo estava próximo de ser alcançado. O Brasileiro traria mais ânimo para os kartistas da capital e região, e maior visibilidade na mídia, o que ajudaria no fortalecimento do esporte a motor por aqui”, comentou Alfredo Ibiapina, presidente da APK. Mas as negociações entre a CBA e a administração do Kartódromo para a efetivação do evento em 2019 fracassaram.
“Para realizar o Campeonato Brasileiro de Kart precisamos considerar vários fatores que atendam da melhor maneira possível todas as pessoas envolvidas. Quando fomos equalizar o ônus e o bônus de cada parte interessada, ou seja, CBA, Federação Paranaense de Automobilismo (FPRA) e a administração do Kartódromo, não conseguimos chegar a um consenso. Então, entendemos que para o bem do kartismo brasileiro o melhor é levar o evento para a cidade de Cascavel-PR, que recebeu recentemente uma competição nacional, e poderá atender todas as condições que o evento exige”, comunicou o presidente da CBA, Waldner Bernardo, durante a solenidade de abertura da Copa Brasil de Kart, no último sábado (13/10), em Vespasiano-MG.
“Infelizmente, perdemos a chance de estarmos no centro das atenções do kartismo latino-americano, e assim, fortalecer a prática do esporte na nossa região. Mas, a APK continuará trabalhando neste sentido, promovendo e organizando eventos de kart com o foco no desenvolvimento de pessoas, objetivo principal de todo os esportes”, declarou Wagner Ebrahim, vice-presidente da APK.