A Mitsubishi Cup 2025, maior competição de rally raid monomarca das Américas, segue a todo vapor com a realização da segunda etapa da temporada, que acontece neste fim de semana em Canitar (SP).
A mais de 350 km da capital paulista, a pequena cidade do interior se prepara para receber um grid de mais de 60 veículos de competição preparados pela Mitsubishi Motors, em um fim de semana que promete ser o mais frio já registrado nos últimos anos.
As temperaturas, que devem despencar, somam-se aos obstáculos naturais do percurso. Com mais de 30 km, o trajeto mistura estradas de terra, solos de cascalho, trechos de alta velocidade combinados com curvas fechadas e passagens por canaviais e fazendas — cenário ideal para que as equipes testem toda a força e robustez dos veículos 4×4 da marca.

Apesar do clima atípico na região, a etapa deve contar com dias ensolarados e promete ser eletrizante, além de levantar muita poeira no circuito de terra vermelha da cidade, banhada pelo rio Paranapanema.
Organizada pela Mitsubishi Motors, em parceria com a Spinelli Racing, a Mitsubishi Cup é homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e oferece uma experiência completa dentro e fora das trilhas, com infraestrutura de alto nível e ambiente descontraído para participantes, equipes e familiares.
Etapas controladas com sistema de última geração
Desde a primeira etapa da temporada 2025, um novo equipamento de controle de velocidade, segurança e auxílio foi utilizado por pilotos e navegadores em ultrapassagens: o TRUX. O equipamento será utilizado exclusivamente pela Mitsubishi Cup até o Rally dos Sertões 2025, quando também estará presente nos carros dos competidores.
O equipamento que conta com um sistema eletrônico que integra comunicação, segurança e navegação, oferece recursos tanto para as duplas como para a organização de prova como SOS via satélite, pedido de ultrapassagem, rastreamento e controle de velocidade em zonas de radar, alerta de perigos extremos no roteiro, além de prevenção de colisões em casos em que os veículos estão parados em locais de difícil visualização.
Categorias da Mitsubishi Cup
Ao todo, participam da Mitsubishi Cup os modelos Outlander Sport R, L200 Triton ER, L200 Triton Sport R, L200 Triton Sport RS e Eclipse Cross R.
A Mitsubishi Motors é a única montadora na América Latina a ter uma linha de produção de veículos de competição 100% in-house. Até hoje, a marca já produziu mais de 650 veículos para as estradas de terra e pistas pelo Brasil.
Quem pode participar da Mitsubishi Cup?
A competição não exige experiência prévia para pilotos e navegadores e é ideal para profissionais de diferentes áreas, amantes da velocidade que enxergam o automobilismo, especialmente o rally, como um hobby a ser praticado durante os finais de semana.
A Mitsubishi Cup também é uma ótima oportunidade para aqueles que estão trabalhando para se tornar pilotos ou navegadores profissionais.
Compromisso com a descarbonização e patrocínios
A parceria entre a Mitsubishi Motors e a Atvos acontece desde 2021 com o objetivo de compensar 100% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes dos rallies e passeios promovidos pela marca.
O inventário, realizado pelo British Standards Institution – BSI Brasil, considera todas as emissões diretas e indiretas das competições realizadas deste o começo de 2021 até hoje. O mapeamento abrange as emissões de escopo 1, 2 e 3 derivadas dessas ações.
A temporada 2025 da Mitsubishi Cup tem patrocínio de Shell Rimula/ Shell Helix, Eletromídia, Governo do Estado de Goiás, Safra Financeira, Grupo Sada/Transzero, Atvos, Axalta, Pirelli, MIT Consórcio, Wurth, Sem Parar, Logigo, 3 Corações, Keko Acessórios, Salton e Circuito Elegante.

Sobre a HPE Automotores
A HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos no País. No mercado desde 1991, a HPE Automotores também conta com uma fábrica em Catalão (GO), onde já foram produzidos mais de 800 mil veículos de alta qualidade. Para a HPE, ser 4×4 é um estilo de vida e para transmitir este estilo aos seus consumidores, a empresa organiza eventos com clientes há mais de 30 anos.