O Time Brasil BRB teve um dia perfeito nesta terça-feira (13) no Campeonato Sul-Americano de 14 anos, que está sendo disputado em Salinas, no Equador. As equipes feminina e masculina venceram todos os três jogos dos confrontos contra Uruguai e Paraguai, respectivamente, com duas vitórias por 3 a 0.
A fase de grupos continua nesta quarta-feira (14), a partir das 12h (horário de Brasília). O time feminino volta à quadra para enfrentar o Chile, enquanto o masculino terá folga nesta rodada.
No feminino, o Brasil dominou o confronto contra o Uruguai do início ao fim. Flávia Cherobim abriu a série com uma atuação sólida, vencendo Francisca Acosta por 6/0 6/1. Em seguida, Eduarda Gomes manteve o ritmo e derrotou Malvina Gutierrez Santanna, por 6/4 6/0. Para fechar o confronto, Gabriela Bettoni e Eduarda Gomes formaram a dupla brasileira e confirmaram a vitória com autoridade, superando Francisca Acosta e Martina Lopez, por 6/1 6/0.
O capitão Ivan Cressoni destacou a atuação coletiva das atletas brasileiras. “Foi um segundo dia muito bom. Esperávamos um confronto duro, já que o Uruguai havia vencido a Bolívia, cabeça de chave número 4. Mas as meninas atuaram em altíssimo nível e conseguimos vitórias consistentes em todos os jogos. Isso aumenta nossa confiança para enfrentar o Chile amanhã, com foco total na classificação para o Mundial e, depois, na briga pelo título”, disse ele.
No masculino, o Brasil também saiu vitorioso nos três jogos contra o Paraguai, embora o placar não revele o grau de dificuldade enfrentado. Na primeira partida de simples, Pedro Nastrini venceu Rodrigo Oya Bianchet por 6/1 6/4. Na sequência, Miguel Ferraz teve um início complicado contra Facundo Moreira, perdendo o primeiro set por 7/5 e ficando atrás no segundo. Mostrando poder de reação, virou o jogo ao vencer os dois sets seguintes por 6/4 6/0. Com a série já garantida, Miguel Ferraz voltou à quadra ao lado de Henrique Custódio nas duplas e, com confiança, a parceria brasileira fechou o confronto com uma vitória tranquila por 6/2 6/1 sobre Santino Lopez Delfino e Rodrigo Oya Bianchet.
Jean Linke, capitão da equipe masculina, valorizou a resiliência dos atletas. “Apesar do 3 a 0 no placar, os confrontos foram bastante disputados. Pedro fez um jogo sólido, e o Miguel mostrou uma recuperação impressionante, virando uma partida que estava muito difícil. Nas duplas, com o Miguel e o Henrique, conseguimos manter o bom nível e fechar com tranquilidade. Agora, é hora de descansar e focar no confronto com a Colômbia, na quinta-feira, que promete ser bastante equilibrado”, afirmou o treinador.
Formato
Com três vagas para Prostejov, a competição é dividida em dois grupos, com cinco equipes cada, e acontece no formato round-robin (todos contra todos). Após o final da fase classificatória, os líderes de cada grupo fazem a final do torneio e se classificam automaticamente para o mundial. Já os segundos colocados disputam as últimas vagas.
Disputado no formato entre equipes, cada confronto conta com três partidas, sendo duas de simples e a última de duplas. Vence o confronto o país que alcançar duas vitórias primeiro. Na primeira fase, a disputa de duplas é obrigatória.
Resultados desta terça-feira (13):
Feminino
Time Brasil BRB 3 x 0 Uruguai
Flávia Cherobim (BRA) d. Francisca Acosta (URU) – 6/0 6/1
Eduarda Gomes (BRA) d. Malvina Gutierrez Santanna (URU) – 6/4 6/0
Gabriela Bettoni/Eduarda Gomes (BRA) d. Francisca Acosta/Martina Lopez (URU) – 6/1 6/0
Masculino
Time Brasil BRB 3 x 0 Paraguai
Pedro Nastrini (BRA) d. Rodrigo Oya Bianchet (PAR) – 6/1 6/4
Miguel Ferraz (BRA) d. Facundo Moreira (PAR) – 5/7 6/4 6/0
Miguel Ferraz (BRA)/Henrique Custódio (BRA) d. Santino Lopez Delfino/Rodrigo Oya Bianchet (PAR) – 6/2 6/1
Foto: Federação Equatoriana de Tênis