O Time Brasil BRB começou com o pé direito no Campeonato Sul-Americano de 14 anos, que acontece no saibro de Salinas, no Equador, e vale vaga para o Mundial da categoria. Na estreia, nesta segunda-feira (12), o Brasil superou o Peru por 2 a 1 no feminino e venceu o Equador pelo mesmo placar no masculino.
Feminino: virada e vitória na dupla decisiva
O confronto feminino começou com uma derrota da brasileira Flávia Cherobim para Triana Tocon, por 6/2 6/4. Apesar do tropeço, o time se manteve forte e conquistou a virada: Eduarda Gomes empatou o confronto ao vencer Rafaela Gomez Zavala, por duplo 6/3 6/3. Nas duplas, Gabriela Bettoni e Eduarda Gomes mostraram entrosamento e venceram Rafaela Gomez Zavala e Nicole Miranda Rios, por 6/2 7/5, garantindo o triunfo brasileiro.
“A estreia em qualquer torneio é sempre dura, principalmente num Sul-Americano. Perdemos o primeiro jogo, a Flávia não conseguiu manter o nível da Copa COSAT, mas mantivemos o grupo forte. A Eduarda jogou muito bem e a dupla foi decidida nos detalhes. Essa vitória dá confiança para o confronto de amanhã, com mais convicção nas decisões que serão tomadas”, analisou o capitão Ivan Cressoni.

Masculino: decisão nas duplas e destaque para Nastrini
O time masculino também teve um duelo equilibrado contra os donos da casa. Pedro Nastrini abriu o confronto com vitória sobre Eduardo Gutierrez Vera, por 6/1 7/6(4). No segundo jogo, Miguel Ferraz foi superado por Claudio Tenicela Gallardo, por 6/3 6/1. Na partida decisiva de duplas, Nastrini e Ferraz se recuperaram com grande atuação e venceram Gutierrez e Tenicela, por 6/2 6/3.
“O dia foi bem duro, com jogos difíceis. O Equador é um time desafiador. Abrimos 1 a 0, depois o Miguel acabou perdendo, e o foco foi manter a confiança dele para a dupla. Eles entraram muito bem e jogaram em alto nível para garantir essa vitória importantíssima”, comentou o capitão Jean Linke.
Próximos confrontos
O Time Brasil BRB volta à quadra nesta terça-feira (13), a partir das 12h (horário de Brasília). O time feminino enfrenta o Uruguai, enquanto o masculino joga contra o Paraguai.
Formato
Com três vagas para Prostejov, a competição é dividida em dois grupos, com cinco equipes cada, e acontece no formato round-robin (todos contra todos). Após o final da fase classificatória, os líderes de cada grupo fazem a final do torneio e se classificam automaticamente para o mundial. Já os segundos colocados disputam as últimas vagas.
Disputado no formato entre equipes, cada confronto conta com três partidas, sendo duas de simples e a última de duplas. Vence o confronto o país que alcançar duas vitórias primeiro. Na primeira fase, a disputa de duplas é obrigatória.
Resultados desta segunda-feira (12):
Feminino
Time Brasil BRB 2 x 1 Peru
Triana Tocon (PER) d. Flávia Cherobim (BRA) – 6/2 6/4
Eduarda Gomes (BRA) d. Rafaela Gomez Zavala (PER) – 6/3 6/3
Gabriela Bettoni/Eduarda Gomes (BRA) d. Rafaela Gomez Zavala/Nicole Miranda Rios (PER) – 6/2 7/5
Masculino
Time Brasil BRB 2 x 1 Equador
Pedro Nastrini (BRA) d. Eduardo Gutierrez Vera (ECU) – 6/1 7/6(4)
Claudio Tenicela Gallardo (ECU) d. Miguel Ferraz (ECU) – 6/3 6/1
Pedro Nastrini/Miguel Ferraz (BRA) d. Eduardo Gutierrez Vera/ Claudio Tenicela Gallardo (ECU) – 6/2 6/3
Programação desta terça-feira (13):
12h (horário de Brasília)
Feminino
Time Brasil BRB x Uruguai
Masculino
Time Brasil BRB x Paraguai