O Time Brasil BRB conquistou neste sábado (10) uma classificação histórica na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, disputada em Antália, na Turquia. Pela primeira vez, o país estará na final da competição na categoria Quad, após vencer a Grã-Bretanha em um confronto emocionante, que também teve sabor de revanche após a eliminação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Além do feito inédito no Quad, o dia foi marcado pela vitória do time feminino, que garantiu a 5ª colocação geral, e pela disputa de bronze da equipe Júnior, que terminou o torneio na 4ª posição. Neste domingo (11), o Masculino Open volta às quadras para definir o 5º lugar, enquanto o Brasil decide o título da categoria Quad contra a poderosa equipe da Holanda.
Ymanitu Silva abriu o confronto com uma virada impressionante diante de Gregory Slade, com parciais de 4/6, 7/6(7) e 6/1.
Na sequência, Leandro Pena confirmou o momento especial da equipe ao vencer Andy Lapthorne por 6/0, 2/6 e 6/4, selando a vaga inédita do Brasil na decisão.
O Capitão do Time Brasil BRB Quad, Vinicius Cyrillo, ressaltou a entrega e comprometimento dos atletas. “Muita emoção. O primeiro jogo com o Ymanitu salvando seis match points do adversário e o segundo jogo na emoção, disputado até o fim e conseguimos essa classificação no coração, na garra! Muito anos batendo na trave e agora chegou a nossa vez, estamos na final!” Afirmou Vinicius.
Leandro Pena, vencedor do segundo confronto não escondeu a emoção. “É uma grande emoção estar vivendo esse momento. Tanto lutamos por essa final e agora ela chegou. Vamos Brasil!” Disse o atleta.
Ymanitu Silva, peça fundamental da equipe reconheceu a qualidade do trabalho que vem sendo feito. “Quero agradecer a todas as pessoas que torcem por nós e claro, o papel fundamental que a CBT teve na nossa conquista de hoje. Isso mostra que o trabalho vem sendo muito bem feito por todos nós.” Comentou o catarinense.
O Time Brasil BRB enfrenta neste domingo a seleção da Holanda, referência mundial na modalidade, em busca de um título inédito.
Na disputa pelo bronze, o Time Brasil BRB foi superado pela Bélgica por 2 a 1.
Vitória Miranda venceu seu jogo contra Luna Gryp por 7/6(1) e 6/3, mas Luiz Calixto foi derrotado por Alexander Lantermann, que também levou a melhor nas duplas ao lado de Gryp. Com o resultado, o Brasil finaliza sua participação no Mundial Junior na quarta colocação geral, com boas atuações e classificação garantida para o próximo mundial.
Fechando sua campanha na Turquia, o time Feminino Open do Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1 na disputa pela 5ª posição.
Meirycoll Duval venceu Zuleinny Trujillo em três sets, enquanto Jade Lanai foi superada por Angelica Bernal. Na partida decisiva de duplas, o Brasil foi o vencedor por W.O., assegurando a 5ª colocação geral do torneio.
Confira os resultados de hoje:
Time Brasil BRB Quad – Semifinal
Brasil 2×0 Grã-Bretanha
Ymanitu Silva d. Gregory Slade – 4/6, 7/6(7), 6/1
Leandro Pena d. Andy Lapthorne – 6/0, 2/6, 6/4
Time Brasil BRB Junior – Disputa do 3º lugar
Brasil 1×2 Bélgica
Vitória Miranda d. Luna Gryp – 7/6(1), 6/3
Alexander Lantermann d. Luiz Calixto – 6/4, 6/2
Alexander Lantermann / Luna Gryp d. Vitória Miranda / Luiz Calixto – 6/3, 6/3
Time Brasil BRB Feminino Open – Disputa do 5º lugar
Brasil 2×1 Colômbia
Meirycoll Duval d. Zuleinny Trujillo – 6/1, 4/6, 6/4
Angelica Bernal d. Jade Lanai – 6/1, 6/2
Meirycoll Duval / Jade Lanai d. Angelica Bernal / Zuleinny Trujillo – W.O.
Confira a programação de amanhã:
Quad: Time Brasil BRB vs Holanda – Final
Masculino Open: TIme Brasil BRB vs Holanda – Disputa do 5º lugar
O time
Time Brasil BRB – Masculino Open
Daniel Rodrigues – Com 38 anos, Daniel Rodrigues é um dos grandes pilares do Time Brasil BRB. Atualmente ocupa a 20ª posição nos rankings mundiais de simples e duplas, sua melhor posição foi a 11ª e a 17ª colocação respectivamente. Vitorioso e sólido ao longo de sua carreira, Daniel conquistou 77 títulos somando as duas categorias.
Gustavo Carneiro – Aos 52 anos, Gustavo Carneiro é o atleta mais experiente presente na delegação do Time Brasil BRB que irá para a Turquia. Atleta paraolímpico, ocupa atualmente a 35ª colocação no ranking de simples e a 37ª em duplas, tendo alcançado sua melhor posição em 2024; 33º lugar em simples e 31º em duplas. Com 19 títulos conquistados ao longo de sua carreira, Gustavo traz consistência e experiência para a equipe.
Diego Kohlrausch – Com 38 anos, Diego foi convocado para o seu primeiro mundial e completa a equipe masculina. Ele ocupa atualmente a 56ª colocação no ranking mundial de simples e a 111ª posição em duplas, marcas que também representam seus melhores desempenhos até o momento. O único título de sua carreira até então, é o Palmas Open, conquistado no ano passado.
Time Brasil BRB – Feminino Open
Meirycoll Duval – Líder da equipe feminina e com uma carreira sólida e vitoriosa, Meirycoll é a atual 33ª colocada no ranking de simples e 37ª em duplas. Ao longo da carreira, a atleta de 30 anos conquistou 36 títulos em simples e 41 em duplas, figurando entre os principais nomes do tênis em cadeira de rodas feminino no Brasil.
Jade Lanai – Com apenas 20 anos, Jade já acumula conquistas importantes no circuito internacional. Ela ocupa atualmente a 43ª posição nos rankings de simples e duplas. A jovem tocantinense tem no currículo oito títulos em simples e nove em duplas. Atualmente, Jade é uma das principais representantes da nova geração do tênis em cadeira de rodas feminino brasileiro.
Ana Cláudia Caldeira – Atual 86ª colocada no ranking de simples e 73ª em duplas, Ana Cláudia alcançou suas melhores posições no ranking em 2019, chegando a 38ª em simples e a 34ª em duplas. A atleta de 26 anos soma 17 títulos em sua carreira, todos conquistados na categoria de duplas.
Time Brasil BRB – Quad
Ymanitu da Silva – Um dos principais nomes da modalidade no país, Ymanitu da Silva tem 41 anos e figura entre os melhores do mundo. Atualmente ocupa a 11ª colocação no ranking de simples e a 10ª em duplas. O catarinense nascido em Tijucas, esteve presente nas Paraolimpíadas de Paris no ano passado. Com 26 títulos em simples e 34 em duplas, Ymanitu é referência na categoria Quad e um dos grandes atletas paralímpicos da história brasileira.
Leandro Pena – Com 34 anos, Leandro Pena é o atual número 12 do mundo em simples e 14 em duplas. Em 2023, alcançou seu melhor desempenho, chegando à 11ª colocação em ambas as categorias. Leandro acumula no total 31 títulos em sua carreira, sendo 16 em simples e 15 em duplas. Com um estilo de jogo sólido, ele compõe a base forte da equipe Quad brasileira.
João Lucas Takaki – O paulista de 22 anos faz parte da nova geração do TCR Quad brasileiro é o terceiro integrante da equipe Quad. Atualmente ocupa a 32ª posição nos rankings de simples e duplas. Ao longo da carreira, já conquistou 17 títulos em simples e 13 em duplas.
Time Brasil BRB – Juniores
Vitória Miranda – Com apenas 17 anos, Vitória Miranda é o grande destaque da equipe juvenil. Atual número 1 do mundo no ranking juvenil de simples, ela também ocupa a 37ª colocação no ranking profissional. Vitória já conquistou 8 títulos em simples e 9 em duplas, incluindo dois títulos de Grand Slam: foi campeã do Australian Open Junior 2025 nas duas categorias A mineira é considerada uma das grandes promessas do TCR mundial.
Luiz Calixto – Também com 17 anos, Luiz é o atual número 6 do mundo no ranking juvenil. O mineiro possui 6 títulos em simples e 3 em duplas, incluindo o título de duplas no Australian Open Junior 2025 em duplas, conquistado ao lado do norte americano Charlie Cooper.
Pedro Henrique Santos – Aos 14 anos e natural de Niterói (RJ), Pedro Henrique integra a equipe juvenil como um dos talentos em desenvolvimento. Atualmente ocupa a 67ª posição no ranking juvenil de simples, marca que também representa seu melhor desempenho até agora. Ainda não disputou partidas em duplas nem conquistou títulos, mas é apontado como um nome promissor do Brasil.
Marcos Jardim – Também com 14 anos e natural de Niterói (RJ), Marcos completa a equipe juvenil. Ocupa a 45ª posição no ranking juvenil de simples, sendo esta sua melhor colocação até o momento. Assim como Pedro, também busca seu primeiro título internacional.
Os Capitães
Raphael de Moraes – Capitão do Time Masculino Open
Natural de Uberlândia (MG), Raphael tem 35 anos de idade e 17 anos de experiência no tênis. Esta é sua 9ª participação como técnico em Mundiais.
Lázaro Ferreira – Capitão do Time Feminino Open
Também nascido em Belo Horizonte (MG), está em seu quarto mundial. Começou no tênis como pegador de bola e atualmente acumula 35 anos de dedicação profissional à modalidade.
Vinícius Cyrillo – Capitão do Time Quad
Nascido em Niterói (RJ), Vinícius tem 33 anos e trabalha no tênis há 16. Este é o seu 8º Mundial como técnico.
Léo Butija – Capitão do Time Juvenil
Natural de Belo Horizonte (MG), Léo tem 59 anos e trabalha com tênis há cinco décadas, quando iniciou como boleiro aos 9 anos de idade na capital mineira. Esta é sua 14ª participação em Campeonatos Mundiais. Recentemente, acompanhou Luiz Calixto e Vitória Miranda no Australian Open.
Foto: Green Filmes/CBT