O duelo entre os brasileiros Eduardo Ribeiro e Pedro Boscardin abre a programação desta quarta no ATP Challenger 50- Brasil Tennis Open, em Porto Alegre. O torneio disputado até o próximo domingo, 04 de maio na Associação Leopoldina Juvenil, distribui total de US$ 60 mil em prêmios e dá ao campeão, 50 pontos no ranking.
Boscardin venceu a partida de estreia ontem e Eduardo Ribeiro estreou hoje eliminando o argentino Leonardo Aboian por duplo 6/4. Após a vitória, Ribeiro lembrou que está em casa.
“ Sabia que seria um jogo duro, ele não dá ritmo, varia muito, mas soube me concentrar e ficar focado no meu jogo para vencer. Gosto muito de jogar aqui, me sinto em casa, sou gaúcho , nascido em uma cidade aqui pertinho de Porto Alegre. Alguns amigos vieram ver o jogo e isso é muito bom”, disse Ribeiro que é de Santa Cruz do Sul, mas atualmente mora e treina em Itajaí, Santa Catarina.
O juvenil de apenas 16 anos, Luis Guto Miguel não conseguiu o tão sonhado primeiro ponto no circuito profissional da ATP, mas mostrou que está cada vez mais perto de chegar lá. Mais maduro e concentrado, levou a partida contra o cabeça 2 e 222 do ranking Murkel Dellien(BOL) para o terceiro set, tendo chances reais de completar a virada. Jogou de igual para igual até o sexto game, quando a experiência de Dellien falou mais alto. Perdeu por 2×1, parciais de 6/2 3/6 6/3.
Já Pedro Sakamoto não jogou bem e acabou eliminado pelo espanhol Nikolas Sanches Izquierdo por 6/2 6/0.
Ainda hoje entram em quadra Mateus Alves contra Lautaro Midon(ARG) e Matheus Pucinelli contra Alvaro Guillen Meza(ECU) na principal partida da noite, a partir das 19h com transmissão pela Challenger TV.
Alunos de projetos sociais integram staff do Brasil Tennis Open
Cinco integrantes do projeto WimBelmDon fazem parte da arbitragem do Brasil Tennis Open- ATP Challenger 50 que acontece até o próximo domingo nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil de Tênis, com entrada gratuita para o público, mediante retirada no site https://appticket.com.br/atpchpoa
Os juízes de linha fizeram um curso de arbitragem na semana anterior, ministrado por George Higuashi, representante da Confederação Brasileira de Tênis, para começar a trabalhar no Challenger. Esta é mais uma opção de carreira para os jovens como Ariela, 15 anos, que está gostando da experiência como juíza de linha no Challenger e quer seguir trabalhando no circuito profissional. Para completar a pauta, sugerimos entrevista com Paula Vieira, gaúcha e consagrada juíza de cadeira nos circuitos da ATP e WTA, que está atuando no torneio.
A segunda edição do Brasil Tennis Open – ATP Challenger de Porto Alegre é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte. O evento conta com o copatrocínio de Vivara, Philco, Kia (Carro Oficial), Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa, Costa do Sauípe – Parques e Resorts, Azul Linhas Aéreas (Transportadora Oficial), INNI Sports (bola e roupa oficial), Faixa Azul e Aberje.
O torneio é realizado na Associação Leopoldina Juvenil e integra o calendário mundial do ATP Challenger Tour.
Informações gerais
Evento: Brasil Tennis Open – Ano II
Local: Associação Leopoldina Juvenil – Sede Marquês do Herval
Endereço: Rua Marquês do Herval, 280 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS
Data: 27 de abril a 4 de maio de 2025
Categoria: ATP Challenger 50
Premiação: US$ 60.000
Ingresso: Gratuito, com retirada online (https://appticket.com.br/atpchpoa)
Realização: Instituto Sports
Calendário: ATP Challenger Tour
Foto: João Pires/ Fotojump