A paulista Carol Meligeni, atual número 287 do ranking da WTA e terceira melhor brasileira na classificação mundial, será a principal representante do país no ITF W35 de São Paulo, que marca mais uma etapa do Circuito Banco BRB/ENGIE de Tênis Profissional. O torneio é realizado nas quadras de saibro do Clube de Campo São Paulo e conta com tenistas de diversas nacionalidades em busca de pontos importantes no ranking.
Carol, cabeça de chave número 2 do torneio, inicia sua campanha contra uma atleta vinda do qualificatório. Caso avance, poderá enfrentar a jovem russa Alisa Oktiabreva, de apenas 16 anos, ou outra jogadora oriunda do quali. A paulista busca embalo em casa para subir no ranking e alcançar uma temporada de destaque.
No mesmo lado da chave, Thaísa Pedretti, também de São Paulo, estreia contra a argentina Candela Vazquez, de 16 anos. A vencedora deste duelo pode enfrentar a italiana Aurora Zantedeschi, cabeça 3 do torneio.
Na outra metade da chave, a gaúcha Gabriela Cé, cabeça 6, enfrenta a polonesa Anna Hertel. Caso vença, terá pela frente a vencedora do duelo entre a argentina Martina Capurro e a russa Ekaterina Kazionova. A paulista Sofia Perovani, que recebeu convite da organização, estreia contra uma atleta do quali e poderá enfrentar a principal favorita, a ucraniana Valeriya Strakhova, na rodada seguinte.
Outro destaque da chave principal é a gaúcha Pietra Rivoli, campeã do Roland Garros Junior Series, que faz sua estreia no circuito profissional enfrentando a experiente argentina Victoria Bosio, de 30 anos. Se vencer, poderá duelar contra a italiana Miriana Tona, cabeça 7, ou contra a jovem convidada de 14 anos Valentina Huang, que treina na Argentina.
Jovens brasileiras mostram força no quali
As futuras estrelas do tênis nacional também estão em ação na fase classificatória. A paulista Nauhany Silva, de 15 anos, venceu sua estreia contra Michela Castro por 6/3 e 6/4 e agora encara a argentina Lourdes Ayala. Já a paranaense Gabriela Cho, de 18, passou por Carolina Bohrer em um jogo duro, vencido por 7/5, 4/6 e 10-7. Sua próxima adversária será a norte-americana Lilian Poling.
Outros destaques da rodada decisiva do quali incluem o duelo entre Maria Eduarda Lages e Rebeca Pereira, além das partidas de Júlia Konishi contra a norte-americana Maya Iyengar, Letícia Vidal contra a britânica Katherine Barnes, e os confrontos entre brasileiras e argentinas: Camilla Bossi x Sol Larraya e Sofia Mendonça x Maria Florencia Urrutia.
O ITF W35 de São Paulo conta com os patrocínios do Banco BRB – patrocinador máster do tênis brasileiro – e da ENGIE Brasil Energia, além do apoio local de Chubb Seguros e Royal Keune Haircosmetics. A realização é da Federação Paulista de Tênis, com supervisão da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Federação Internacional de Tênis (ITF).
Foto: CBT