Manobras radicais e muita adrenalina. É atrás disso que milhares de pessoas irão até a Ceasa Curitiba neste final de semana para o evento promovido pela DKBR (Drift King Brasil), uma comunidade de apaixonados pelo drift, também conhecido como drifting. Desde o fechamento do autódromo de Pinhais, há 12 anos, o Paraná estava carente de um espaço adequado para a prática desse esporte. Os organizadores procuraram então a diretoria da Ceasa e apresentaram a proposta do evento.
“Havia a preocupação relação ao asfalto que poderia estragar, mas fizemos testes e não houve danos à pavimentação. Daí a gente fez questão de possibilitar que eles possam praticar esse esporte em um local adequado. E vendo a demanda que está tendo pelos ingressos, a gente vê a importância disso para a comunidade.”, afirmou Paulo Ricardo da Nova, diretor Agro Comercial da Ceasa Paraná.
Com ingressos praticamente esgotados, o DKBR Etapa Ceasa vai acontecer no sábado e domingo, 5 e 6 de abril e promete muita adrenalina para os espectadores. Serão mais de 35 pilotos, entre profissionais e amadores, que mostrarão suas habilidades em uma pista projetada especialmente para a prática do drift.

Para estacionar no local, os visitantes devem doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao programa social Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná.
Segundo Ricardo Pontes, um dos organizadores do evento, as expectativas são as melhores possíveis. Ele também destaca a importância de proporcionar entretenimento ao público e oportunidade aos pilotos praticarem o esporte. “O evento também é uma forma de fomentar o esporte e reposicionar a capital paranaense na vanguarda do Drift no Brasil”, afirma.
Danilo Freitas, piloto profissional e empresário do setor, reforçou a importância do evento. “A DKBR e a SPL DRIFT Team estão trabalhando para reposicionar Curitiba como referência no Drift brasileiro, assim como era há 15 anos. Queremos desenvolver cada dia mais a comunidade de Drift na nossa região”, afirmou Freitas.
Além da competição e da exposição de carros, haverá também um espaço gastronômico, com a presença de vários food trucks.
Segurança acima de tudo
Garantir a segurança do público e dos pilotos é a maior preocupação da Ceasa Paraná e também dos organizadores. Por isso, tudo foi muito bem planejado. A pista será toda protegida com equipamentos adequados e haverá 3 ambulâncias à disposição.
“Quando fomos procurados pelos organizadores, pensamos em todos os prós e contras do evento e uma questão muito importante foi a da segurança. É imprescindível ofertar um momento de lazer em que toda a família possa participar, do idoso até a criança, independentemente da idade. E também garantir aos pilotos uma prática segura desse esporte que vem conquistando cada vez mais público”, disse Eder Bublitz, Diretor Presidente da Ceasa Paraná.
O que é o drift ou drifting?
Dentro do automobilismo, existem diversas categorias com diferentes tipos de carros, pistas, pilotos, estilos e corridas. Uma delas é o drift, que vem ganhando espaço entre os brasileiros.
O drift é um estilo de competição em que a intenção é derrapar com a traseira do veículo para um lado e as rodas dianteiras no sentido contrário da curva. Geralmente, a modalidade é disputada entre dois competidores. O desafio do piloto é “controlar o descontrole” do carro. Se o piloto deixar o carro alinhado, que seria andar em linha reta, o piloto perde pontos.
Serviço DKBR ETAPA CEASA
Local: Ceasa Curitiba – BR 116, km 111, nº 22.881 – Tatuquara – Curitiba
Horário: Sábado (05/04) das 18h30 às 22h00 e Domingo (06/04) das 12h00 às 18h00
Estacionamento: Com doação de 1 quilo de alimento não perecível.
Alimentação: Disponível no local.
Mais informações sobre ingressos para o DKBR na Ceasa podem ser obtidas no endereço eletrônico https://uticket.com.br/event/01KSIOHM7YSV5F.
Foto: Márcio Hashimoto