Brasil quer repetir sucesso do wrestling no Gymnasiade

Maior torneio de esporte escolar acontece de 4 a 14 de abril na Sérvia; 36 atletas brasileiros disputam medalhas nos três estilos da luta olímpica

O Brasil defenderá neste mês de abril o título de campeão geral do Gymnasiade, maior competição escolar internacional. A edição deste ano reunirá na cidade de Zlatibor, na Sérvia, entre os dias 4 e 14, mais de 2.300 atletas Sub 15 que atuam em 22 modalidades olímpicas e paralímpicas.

A equipe verde-amarela de wrestling, composta por 36 atletas e 4 treinadores, quer repetir ou até mesmo superar o grande desempenho do ano passado. Em Bahrein, os wrestlers brasileiros faturaram 13 medalhas – 1 ouro, 5 pratas e 7 bronzes.

As participações do Brasil no torneio mostram a força da base brasileira na modalidade, com destaques de estados como Amazonas, Alagoas, Tocantins, Roraima, São Paulo, Pará, Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.

Além dos atletas, a delegação gerenciada pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) participará do evento com os treinadores Phelipe de Carvalho (RJ), Tharin Alves (SP), Ketellen do Nascimento (AM) e Dailane Alcântara (RJ) e o árbitro Marco Antônio Dantas (SP).

“Nossa expectativa é que o Brasil vai fazer mais um belo trabalho e nossos wrestlers vão contribuir com alguns pódios. Estamos contentes com a disseminação do wrestling, esporte que tem excelente custo-benefício para os investidores e vem crescendo rápido em todas as regiões do país. Estamos bem animados com esse ciclo olímpico, com novos nomes surgindo como promessas do esporte”, destaca Flavio Cabral, presidente da CBW.

Organizada pela Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF), a Gymnasiade é uma vitrine importante para os wrestlers brasileiros, que enfrentam competidores de potências mundiais como Irã, Estados Unidos, Rússia, Ucrânia, Azerbaijão, Romênia, Armênia, Turquia e Japão.

Confira a lista de convidados do wrestling brasileiro para o Gymnasiade Sérvia 2025:

ESTILO LIVRE FEMININO

Ana Luiza de Souza Coelho – 58 kg (RJ)

Anelize Vitoria Dias Lopes – 54 kg (AM)

Emanuelly Victoria de Souza Zacarias – 46 kg (PB)

Ester Vitoria Brito de Oliveira – 58 kg (AM)

Esthefany Leticia de Assis da Silva – 50 kg (AL)

Heloisa Fernandes Oliveira – 39 kg (SP)

Iasmim Jardim da Silva – 66 kg (RR)

Julia Freires Cardoso – 46 kg (RJ)

Juliana Grazielly Pires de Almeida e Silva – 66 kg (MT)

Karina Conceição Rodrigues – 58 kg (PB)

Lara Emanuelly Vasconcelos da Silva – 50 kg (TO)

Laura Louyse Aires Morais – 62 kg (RN)

Maria Clara de Jesus de Abreu – 42 kg (RJ)

Maria Vitoria Alves de Souza Dias – 39 kg (TO)

Nicolly da Silva – 36 kg (SP)

ESTILO LIVRE MASCULINO

Andrey Santos de Andrade – 57 kg (SP)

Arthur da Cunha Estevão – 75 kg (RJ)

Auzueres Severino de Santana Neto – 52 kg (PB)

Davi Virginio Alves da Silva – 38 kg (SP)

Erick Alexandre da Costa Salustino – 62 kg (RJ)

Guilherme Rodrigo Porto Leo Fontes – 75 kg (SE)

João Victor da Silva Santiago – 75 kg (ES)

Kayc Anderson Fernandes Chaves – 48 kg (PB)

Malcolm de Almeida Miranda – 68 kg (SP)

Marcos Murilo de Souza Vidal – 44 kg (AM)

Pablo Henrique de Almeida Mota – 68 kg (RJ)

Thiago Gabriel da Silva Costa – 57 kg (AP)

 ESTILO GRECO-ROMANO

Enoque Roseno da Silva Neto – 41 kg (PB)

Enzo Nunes Lima Torres – 68 kg (PE)

Jeovane da Silva Figueiredo – 85 kg (PA)

Jorge Henrique Borges da Silva – 48 kg (AP)

Layon Tomaz de Alencar – 75 kg (RJ)

Mykael Lucio da Silva Rocha – 52 kg (RJ)

Pedro Monteiro de Oliveira Garcia – 62 kg (SP)

Ryan Samuel da Silva Brandão – 62 kg (MT)

Victor Emanuel de Souza Zacarias – 44 kg (PB)

Sobre a CBW

A CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) é a entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino. Além de gerir também o beach Wrestling, ou wrestling de praia (esporte não-olímpico).

Atualmente, a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Flavio Cabral Neves. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade. A CBW é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil, United World Wrestling e United World Wrestling Américas e conta com o apoio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Estácio e Comitê Brasileiro de Clubes.

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre o wrestling brasileiro, a CBW oferece conteúdos atualizados e informações detalhadas sobre competições, atletas e eventos.

Através dessas plataformas, é possível acompanhar de perto o universo do wrestling nacional, conhecer os campeões e ficar por dentro das novidades e curiosidades sobre a modalidade.

Últimas publicações

Publicações relacionadas