A 15ª edição do Campeonato Internacional de Tênis – ATP Challenger de Campinas promete agitar a programação da cidade e trazer bons jogos à Socidade Hípica de Campinas, entre os dias 30 de março e 6 de abril. Os brasileiros Gustavo Heide (150º no ranking ATP), Daniel Dutra Silva, Pedro Sakamoto, Matheus Pucinelli e João Lucas Reis já garantiram participação, na chave principal. O argentino Roman Burruchaga, vencedor do ATP Challenger 100 de Piracicaba, disputado há pouco mais de um mês, também confirmou presença e está em busca de mais um título no Brasil. A competição terá entrada gratuita, com “retirada” de ingresso online.
Distribuindo US$ 100 mil, entre os participantes, e 75 pontos ao vencedor, o torneio conta com atletas de 12 países, entre chave principal e qualifying. O torneio ainda receberá os atletas classificados pelo quali, que será disputado nos dias 30 e 31/03. Com isso, o número de brasileiros confirmados ainda pode ser maior.
O Campeonato Internacional de Tênis de Campinas entrega muito mais do que partidas bem disputadas. A competição mais tradicional do calendário brasileiro de tênis receberá os espectadores com espaços planejados para entretenimento, alimentação e integração do público com as marcas.
A importância do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas pode ser avaliada nos resultados dos campeões que ergueram o troféu do ATP Challenger e entraram no Top 20 e até no top 10. Guido Pella(ARG) chegou a 20 do mundo, Cristian Garin(CHI) a 17, Sebastian Baez(ARG),18, Francisco Cerundolo(ARG), 19 e Diego Schwartzman(ARG) foi 8 da ATP. Em 2023, o brasileiro Thiago Monteiro conquistou o título.
A 15º edição do ATP Challenger de Campinas, é incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Kia – Carro Oficial, Vivara, Philco, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa, Costa do Sauípe – Parques e Resorts, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial, Faixa Azul, Aberje, Eletromidia e Federação Paulista de Tênis.
O evento é realizado na Sociedade Hípica de Campinas, e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.
Confira abaixo a lista com todos os campeões de simples e duplas.
Veja a lista de jogadores confirmados para a chave do ATP Challenger de Campinas 2023:
- Roman Burruchaga (ARG)
- Gustavo Heide (BRA)
- Tomas Barrios Vera (CHI)
- Facundo Mena (ARG)
- Juan Pablo Varillas (PER)
- Andrea Collarini (ARG)
- Enzo Couacaud (FRA)
- Matias Soto (CHI)
- Alvaro Guillen Meza (ECU)
- Gonzalo Bueno (PER)
- Juan Bautista Torres (ARG)
- Remy Bertola (SUI)
- Juan Carlos Prado Angelo (BOL)
- Facundo Bagnis (ARG)
- Daniel Dutra da Silva (BRA)
- Pedro Sakamoto (BRA)
- Renzo Olivo (ARG)
- Matheus Pucinelli (BRA)
- Luciano Emanuel Ambrogi (ARG)
- Guido Ivan Justo (ARG)
- João Lucas Reis (BRA)
Confira abaixo a lista com todos os campeões de simples e duplas.
Campeões de Simples:
2011 – Maximo Gonzalez (ARG)
2012 – Guido Pella (ARG)
2013 – Guilherme Clezar (BRA)
2014 – Diego Schwartzman (ARG)
2015 – Facundo Arguello (ARG)
2016 – Facundo Bagnis (ARG)
2017 – Gastão Elias (POR)
2018 – Cristian Garín (CHI)
2019 – Juan Pablo Varillas (PER)
2020 – Francisco Cerundolo (ARG)
2021 – Sebastian Baez (ARG)
2022 – Jan Choinski (GBR)
2023 – Thiago Monteiro (BRA)
2024 – Tristan Boyer (EUA)
Campeões de Duplas:
2011 – Marcel Felder (URU)/ Caio Zampieri (BRA)
2012 – Marcelo Demoliner (BRA) / João Souza (BRA)
2013 – Guido Andreozzi (ARG) / Maximo Gonzales (ARG)
2014 – Facundo Bagnis (ARG / Diego Schwartzman (ARG)
2015 – Andres Molteni (ARG) / Hans Podlipnik-Castillo (CHI)
2016 – Federico Coria (ARG) / Tomas Lipovsek Puches (SLO)
2017 – Maximo Gonzales (ARG) / Fabricio Neis (BRA)
2018 – Hugo Dellien (BOL) / Guillermo Duran (ARG)
2019 – Orlando Luz (BRA) / Rafael Matos (BRA)
2020 – Sadio Doumbia (FRA) / Fabien Reboul (FRA)
2021 – Rafael Matos (BRA) / Felipe Meligeni Alves (BRA)
2022 – Boris Arias (BOL) / Federico Zeballos (BOL)
2023 – Guido Andreozzi (ARG) / Guillermo Duran (ARG)
2024 – Mateus Alves (BRA) / Orlando Luz (BRA)
Foto: ATP Challenger de Campinas 2024 (João Pires / Fotojump)